top of page

VAMOS CONVERSAR DE SAÚDE?


Bem Vindos,


Olá, me chamo Felipe Lyra, sou Cirurgião-Dentista e ou ao longo dos próximos posts vou trazer para vocês minhas experiências profissionais e dicas de saúde bucal, saúde da face, técnicas e tratamentos odontológicos e de harmonização orofacial. Vou fazer isso de forma simples e compacta, podendo vocês tirarem dúvidas ou sugerirem temas.

Obrigado a todos e aguardo seus comentários!


Para iniciarmos, um tema que sempre gera confusão entre meus pacientes é a diferença entre INFLAMAÇÃO e INFECÇÃO. Para muitos a diferença é óbvia; mas para a maioria das pessoas, a diferença quebra a cabeça. Vamos simplificar para entender; uma infecção é quando um microorganismo invade nosso corpo, podendo ser uma infecção por vírus (como o COVID), por bactérias (como da tuberculose) ou mesmo organismos multicelulares.

A inflamação é uma série de eventos bioquímicos que ocorrem no interior de nosso corpo com o objetivo de reparar algum dano. O nome desse processo chama-se "processo ou resposta inflamatória".

E por que da confusão? Porque via de regra, uma infecção (invasão) do nosso corpo desencadeia uma resposta inflamatória. Normalmente a resposta inflamatória ao invasor é o que sentimos como os sintomas da doença que o agente infeccioso (o microorganismo invasor) causa. Então a infecção é a causa da infamação, entenderam?

Podem ter outras causas? Sim, como por exemplo uma pancada (trauma); não temos infecção, mas teremos uma inflamação (resposta inflamatória)!


Quando aprendemos sobre inflamação, a primeira coisa que ensinam são os sinais perceptíveis que um processo inflamatório está acontecendo....; são eles: 1) dor, 2) rubor (vermelhidão); 3) calor; 4) edema (aumento de tamanho) e por fim, 5)a perda (ou limitação) de função. Esta última ocorre em casos mais graves da inflamação (felizmente).

Tecido inflamado? Sim, tecido é como nós chamamos qualquer parte de nosso corpo que contenha células agrupadas com finalidades similares. Por exemplo: tecido ósseo, tecido cutâneo (pele), tecido nervoso, tecido vascular (artérias e veias), etc.


Vocês devem estar se perguntando, o que isso tem a ver com minha saúde oral? Bem, quando formos conversar sobre as doenças dos dentes, da gengiva e da pele, os termos inflamação e infecção vão surgir bastante, então vamos ficar afiados, tá?


Abraço pessoal!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page